Musica Ficta e Recta em Magnum Haereditatis Mysterium: Análise do Moteto de Willaert por Hexacordes
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125012Palabras clave:
Moteto, Tablatura, Adrian Willaert, Análise, ClausulaResumen
Como extensão de um trabalho anterior, a análise de inflexões ficta e recta em Magnum haereditatis mysterium de Willaert foi realizada com base em convenções de clausulae cadenciais, causa necessitatis e causa pulchritudines sobre publicações de época em manuscritos e impressos editados em livros de parte e de côro e em tablatura, além de uma edição moderna por Zenck. Tanto a natureza das ocorrências de inflexões ficta e recta bem como as discrepâncias de atribuição entre a tablatura de Gintzler e a edição de Zenck foram esclarecidas, porém em oposição à idéia geral de que tablaturas sejam fontes seguras para a interpretação por deductio, uma vez observados hexacordes molle e durum concomitantes no exemplar estudado.Descargas
Referencias
BERGER, Karol. The Expanding Universe of Musica ficta in Theory from 1300 to 1550. The Journal of Musicology, California, v. 4, n. 4, p. 410-430, 1985.
CASTILHO, Maria Luísa Correia. A pontuação métrica e semântica na música polifónica: cláusula e plano cadencial. 2010. Disponível em: <http://repositorio.ipcb.pt/handle/10400.11/399?mode=full&submit_simple=Mostrar+registo+em+formato+completo>. Acesso em: 31 mar 2015.
GINTZLER, Simon. Magnum hereditatis. In: GARDANO, A. (ed.). Intabolatura de lauto di Simon Gintzler… Libro Primo. Veneza: Antonio Gardano 1547.
HAMM, Charles e Jerry Call. Sources, MS, (§IX, 20): 16th-Century German Sources of Lutheran Music. In: SADIE, Stanley, e John Tyrrell (eds.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan, 2001, p. 923-925 (v. 23).
MEIER, Bernhard. The Modes of Classical Polyphony. New York: Broude Brothers Limited, 1988 (trad. Ellen Beebe).
PEREIRA, Fernando Luiz Cardoso and Marcos Pupo Nogueira. Estudo comparativo de publicações de época dos motetos ‘Magnum haereditatis mysterium’ de Willaert. Revista Musica, São Paulo, v. 14 n.1, p. 211-24, mai 2015.
ROUTLEY, Nicholas. A Practical Guide to ‘musica ficta’. Early Music, London, v. 13, n. 1, p. 59-71, fev. 1985.
WILLAERT, Adrian. Magnum hereditatis misterium (LonRC2037). Ferrara: 1527-1534 (livros de partes incompleto, A e T ausentes).
__________. Magnum hereditatis misterium templum (VatG XII.4).
Roma: Johannes Parvus, 1636 (livro de coro C, A, T e B).
__________. Magnum haereditatis mysterium (BerlGS 7). Konigsberg: Matthias Krüger, 1537-1544 (livros de partes incompleto, A, T e B ausentes).
__________. Magnum haereditatis mysterium. In: Triginta novem motetos habet. Ferrara: Buglhat, Hucher & Campis, 1538.
__________. Magnum haereditatis mysterium. In: Famosissimi Adriani... Liber primus. Venetia: Girolamo & Ottaviano Scotto, 1539.
__________. Magnum mysterium. In: Selectissimae necnum familiarissimi canciones.... Augsburg: Melchior Kriesstein, 1540.
__________ Magnum haereditatis mysterium templum (ErlU473/1 [olim 792]). Heilsbronn: Johannes Hartung, 1541 (livro de côro C, A, T e B).
__________. Magnum hereditatis. In: Adriani... mvsici celeberrimi... liber secvndvs. Venetia: Antonio Gardano, 1545.
ZENCK, Hermann. Adrian Willaert Opera Omnia. 2. Motetta IV Vocum, Liber secundus, 1539 et 1545. Roma: American Institute of Musicology in Rome, 1950, p. 32-35.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Fernando Luiz Cardoso Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).