Música e Cosmologia em Filolau de Crotona

Autores/as

  • Guilherme Magalhães Oliveira Fundação das Artes de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v17i1.144611

Palabras clave:

música grega antiga, filosofia, cosmologia, pitagorismo, teoria musical

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar a relação entre música e cosmologia no pitagorismo, mais especificamente nos fragmentos de Filolau de Crotona (470-385 a.C.), filósofo discípulo de Pitágoras que exerceu grande influência na filosofia platônica e aristotélica. Por meio da análise de alguns fragmentos de Filolau, explicaremos os princípios de sua cosmologia onde será abordado o significado de “limite” (peras), “ilimitado” (apeira) e harmonia, aqui entendida como um terceiro princípio de união necessário para formar um todo ordenado (kosmos). Ao investigarmos o significado de harmonia, também desenvolveremos o conceito de número (arithmos). Depois mostraremos como estes princípios estão vinculados com a música, ou seja, com as razões numéricas entendidas como intervalos musicais, e com a formação da escala diatônica entendida como uma imagem ou imitação da estrutura do kosmos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-03-21

Cómo citar

Música e Cosmologia em Filolau de Crotona. (2017). Revista Música, 17(1), 250-276. https://doi.org/10.11606/rm.v17i1.144611