A Influência da música de Heitor Villa-Lobos no primeiro e terceiro movimentos da Primeira Sinfonia de Claudio Santoro.

Autores/as

  • Rafael Fajiolli Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163699

Palabras clave:

Claudio Santoro, Heitor Villa-Lobos, Teoria e Análise, Composição, Intertextualidade

Resumen

A Primeira Sinfonia para duas orquestras de cordas, composta no ano de 1940, pode ser considerada uma das obras inaugurais da primeira fase (1939-1948) de Claudio Santoro, momento muito relevante, não apenas para o compositor em questão, mas também para compreender a história do movimento progressista musical denominado Música Viva, encabeçado por Claudio Santoro e Koellreutter, contato este que acabou gerando importantes consequências para a produção da música erudita no Brasil, neste sentido, a análise da Primeira Sinfonia de Santoro deve ser reveladora. O primeiro e terceiro movimentos apresentam abordagens composicionais que aproximam essa obra dos compositores da chamada “estética da sonoridade”. Dentre esses autores encontra-se Villa-Lobos, que já era a principal figura da música brasileira à época em que a Sinfonia de Santoro foi escrita. Este artigo pretende identificar alguns procedimentos harmônicos e melódicos tratados por Santoro no primeiro e terceiro movimentos de sua Sinfonia como também pretende-se apontar algumas possíveis influências advindas da obra de Heitor Villa-Lobos.

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Biografía del autor/a

  • Rafael Fajiolli Oliveira, Universidade de São Paulo

    Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical. Natural de São Vicente (SP), Rafael Fajiolli de Oliveira iniciou seus estudos musicais no conservatório municipal de Pirassununga Cassilda Becker, onde estudou violão erudito, harmonia tradicional, história da música, folclore brasileiro, piano complementar e percepção musical. É graduado no curso de música do departamento de música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), sendo integrante do Laboratório de Teoria e Análise Musical (LATEAM), onde é orientado pelo professor Dr. Rodolfo Coelho de Souza tanto na área acadêmica como composicional. Entre os seus interesses, destacam-se, o estudo analítico de obras representativas da música contemporânea brasileira (séculos XX e XXI), a prática composicional para instrumentos acústicos, música eletroacústica e algorítmica. É mestre em musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

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Publicado

2019-12-22

Cómo citar

A Influência da música de Heitor Villa-Lobos no primeiro e terceiro movimentos da Primeira Sinfonia de Claudio Santoro. (2019). Revista Música, 19(2), 253-284. https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163699