Analysis of sonority in piano pieces

a performance-based approach

Autores/as

  • Bibiana Bragagnolo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Didier Guigue Univerisidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.168644

Palabras clave:

Performance, Analysis, Piano, Artistic research, Sonority

Resumen

This paper presents an analysis of sonority in selected parts of two performances of a piano piece by the Brazilian composer Almeida Prado, extracted from the first volume of his cycle Cartas Celestes I (1974), and of this piece as a whole. The main goal of this analysis is to present a methodology where the performative decisions are understood as main sources of information, with specific attention to the sonic aspects of the piece. In this context, the musical work is understood as a process, since the score is only one of the elements that will influence the final result (Costa, 2016). The methodology consists of three main steps, and was based on the methodology of analysis of the sonority by Guigue (2009): (1) the first step is the artistic process, which gets up to the construction of two performances of the piece by the same pianist (the first author of this paper), with different and contrasting performative decisions, and their recordings; (2) then, the piece is divided into homogeneous sonic units, always having the performative decisions as guides; and (3) at last, these units are analyzed using the software Spear and Sonic Visualiser for audio files and Open Music for MIDI files. The methodology intends to include the performance in the scope of musical analysis, as performative decisions may lead to dramatic differences in the final perceived sonic layout of a musical work.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Bibiana Bragagnolo, Universidade Federal de Mato Grosso

    Bibiana Bragagnolo é Doutora em Musicologia pela Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação do Prof. Dr. Didier Guigue, com período de doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro, financiado pela CAPES e sob orientação do Prof. Dr. Luca Chiantore. Bibiana tem desenvolvido atividades como pianista, atuando principalmente dentro do grupo de música experimental Artesanato Furioso, e como pesquisadora, sobretudo na temática da inserção da performance na análise musical e no campo da pesquisa artística. Em 2018 recebeu menção honrosa no Prêmio TeMA pelo artigo "Os contrastes sonoros em Contrastes de Marisa Rezende" e em 2015 realizou, como solista, a estreia brasileira do Concerto para Piano Preparado e Orquestra de Câmara de John Cage. É Professora Adjunta no Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, nas áreas de piano, performance e educação musical.

  • Didier Guigue, Univerisidade Federal da Paraíba

    Possui Licenciatura em Música (1979), Mestrado em Música (1989, orientação de Horacio Vaggione), e Diplôme d'Etudes Approfondies en Esthétique, Sciences et Technologies des Arts (1990, orientação de Horacio Vaggione), pela Université de Paris VIII; Doutorado em Música e Musicologia do Séc. XX pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1996) (orientação de Hugues Dufourt). Realizou em 2007/2008 pós-doutorado no CICM (Maison des Sciences de lHommes Paris-Nord, Université de Paris-8), tendo Horacio Vaggione como colaborador. Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal da Paraíba, continua atuando, como voluntário, no Programa de Pós-graduação em Música desta Instituição, do qual é um dos professores fundadores, as linhas de pesquisa e seminários nas áreas de "Sonologia" e "Musicologia". Também é Pesquisador Colaborador do NICS (Núcleo Interdisciplinar de Criação Sonora) na UNICAMP (Campinas/SP), e colabora regularmente no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (Rio de Janeiro). É membro fundador do COMPOMUS (Laboratório de Composicão da UFPB), diretor do Grupo de Pesquisas Mus3 (Musicologia, Sonologia e Tecnologia), e membro do Coletivo Artesanato Furioso. Consultor da CAPES e pesquisador e consultor no CNPQ, também é pesquisador associado ao IREMUS (Université de Paris-Sorbonne, Groupe de Recherche en Musique Brésilienne). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em teoria e tecnologia da Música, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e estética musical, metodologias de análise, música do séc. XIX, XX e XXI, sonologia, computação aplicada a música, músicas em suportes digitais. Seu livro Estética da Sonoridade (Perspectiva, 2011) sintetiza bem o âmbito e o estado da sua pesquisa musicológica até aquele momento.

Referencias

CARON, Jean-Pierre Cardoso. Regras e indeterminação: ideias para uma morfologia da obra musical. Claves. N. 9, 2013, p. 16-33.

COESSENS, Kathleen; CRISPIN, Darla; DOUGLAS, Anne. The artistic turn: a manifesto. Ghent, Leuven University Press, 2009.

COOK, Nicholas; LEECH-WILKINSON, Daniel. A Musicologist's Guide to Sonic Visualiser, 2009. Available on: <http://www.charm.rhul.ac.uk/analysing/p9_1.html>. Viewed 10 May 2017.

COSTA, Valério Fiel da. O lugar da performance na música indeterminada cageana. Revista Música Hodie, Goiânia, V.17 - n.1, 2017, p. 07-18

COSTA, Valério Fiel da. Morfologia da obra aberta. Curitiba, Prismas, 2016.

GUIGUE, Didier. Soal 4.0, Sonic Object Analysis Library: OpenMusic Tools for analyzing musical objects structure. 2016. Available on: https://www.academia.edu/29796175/. Viewed 13 June 2017.

GUIGUE, Didier. Esthétique de la Sonorité: L'héritage de Debussy dans la musique pour piano du XXe siècle. L’Harmattan: Paris, 2009.

LOUREIRO, Maurício; MAGALHÃES, Tairone; BORGES, Rodrigo; CAMPOLINA, Thiago; MOTA, Davi; e PAULA, Hugo de. Segmentação e extração de descritores de expressividade em sinais musicais monofônicos. In: III Seminário Música Ciência e Tecnologia. São Paulo. Anais do III Seminário Música Ciência e Tecnologia. 2008, pp. 109-125.

PRADO, José Antônio Rezende de Almeida. Cartas celestes: uma uranografia sonora geradora de novos processos composicionais. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 1985. Doctoral Thesis.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, N. 63. 2002, p. 237 – 280.

SARTRE, Jean-Paul. L’être et le néant: Essai d’ontologie phénomenologique. Paris: Gallimard, 1994.

Descargas

Publicado

2020-07-06

Cómo citar

Analysis of sonority in piano pieces: a performance-based approach. (2020). Revista Música, 20(1), 219-248. https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.168644