La Sociedade Sinfônica Campineira y su público: aproximaciones a Pierre Bourdieu

Autores/as

  • Mariana de Oliveira Candido Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
  • Lenita Waldige Mendes Nogueira Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.188123

Palabras clave:

Sociedad sinfónica, Música sinfónica, Sociedad, Cultura musical

Resumen

La Sociedade Sinfônica Campineira, fundada en 1929, tuvo un importante impacto en la escena musical de la ciudad de Campinas, y con sus conciertos envolvió un público específico alrededor de la música sinfónica. Las relaciones allí existentes entre oyentes y música articulan cuestiones sobre el arte y la sociedad, y suscitan reflexiones para las que contribuyen mucho algunos de los principales conceptos sociológicos de Pierre Bourdieu. La identificación de las características de estas relaciones se ve facilitada por textos publicados en el periódico local, que como crítica musical expresaron ideas sobre la música, formas de disfrutarla, y atribuyeron un papel a la orquesta en el marco cultural e histórico de la ciudad, además de establecer una representación colectiva de la música de concierto.

 

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Biografía del autor/a

  • Mariana de Oliveira Candido, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

    Mariana Candido possui graduação em História e mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas, onde também desenvolve seu doutorado, no Instituto de Artes. Suas pesquisas pertencem à área da Musicologia Histórica e abordam a história da vida musical da cidade paulista de Campinas, entre os séculos XIX e XX.

  • Lenita Waldige Mendes Nogueira, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

    Lenita Waldige Mendes Nogueira concluiu o doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas em 1998. Atualmente é docente do Departamento de Música, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Publicou 24 artigos em periódicos especializados e 54 trabalhos em anais de eventos. Possui 8 livros publicados de autoria exclusiva e 12 de autoria coletiva. Possui 70 itens de produção técnica. Participou de 55 eventos científicos. Orientou cinco teses de doutorado, 13 dissertações de mestrado, e oito projetos de Iniciação Científica. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atualmente participa de dois grupos de pesquisa. Atua na área de Artes, com ênfase em Música/Musicologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 16 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Musica Brasileira, século XIX, Musicologia, Compositores Brasileiros, Manuscritos Musicais, Carlos Gomes, Biografia, Ópera, Notas de Programa, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Referencias

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Publicado

2021-12-17

Cómo citar

La Sociedade Sinfônica Campineira y su público: aproximaciones a Pierre Bourdieu . (2021). Revista Música, 21(2), 111-126. https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.188123