Intertextualidad y transducción en la forma musical en tres obras de Tatiana Catanzaro
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v22i2.203269Palabras clave:
Forma Musical, Intertextualidad, Música Contemporánea, Análisis musical, Composición musical, Tatiana CatanzaroResumen
El artículo tiene como objetivo discutir el modo en que la compositora brasileña Tatiana Catanzaro piensa la cuestión de la forma a partir del análisis de tres de sus obras. El interés de la obra es comprender cómo se presenta el problema de la forma en el proceso creativo de la compositora. Para eso, se realizó una entrevista a Catanzaro, combinada con una investigación bibliográfica y análisis de sus obras. Conceptos como intertextualidad y transducción aparecen como posibilidades interpretativas que permiten esbozar tanto una idea de microforma, el elemento más fundamental para Catanzaro, como de macroforma. En las tres obras aquí analizadas -A Dream within a Dream, Ijahereni, Andma shajarat al-Hayah tanmow fi al-Sahra Yahi- es común utilizar la intertextualidad como punto de partida para la creación de las piezas. Cabe decir que la forma en el proceso creativo de Catanzaro se da como forma en proceso, resultado de la exploración del material sonoro inicial.
Descargas
Referencias
ALLEN, Graham. Intertextuality: The New Critical Idiom. New York: Routledge, 2011.
ARAÚJO, Alexy G. V. Stravinsky e a música popular americana: processos identitários, transposições hipertextuais e análise musical. Tese (Doutorado em Música). Universidade de São Paulo, 2017.
CAESAR, Rodolfo. Entrevista com Rodolfo Caesar sobre Forma Musical. Produção do Canal Jorge L Santos. Disponível em: https://youtu.be/8yDmiyYqSls, 2016.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. Transformações na linguagem musical contemporânea instrumental e vocal sob a influência da música eletroacústica entre as décadas de 1950–70. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade de São Paulo - USP, 2003
CATANZARO, Tatiana Olivieri. Entrecroisements rythmiques d’un papillon iridescent. 2007. Disponível em: <https://docplayer.fr/39922403-Entrecroisements-rythmiques-d-un-papillon-iridescent.html>. Acesso em: 5 ago. 2016.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. Ijareheni, para violino e viola solistas, quarteto de cordas, flauta, clarinete, 2 percussionistas. Partitura. 2009.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. A dream within a dream, para três vozes femininas e orquestra. Partitura. 2012.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. Notas de Programa - ECO : TRY-OUT #03 : Orchestral Manoeuvre in the Sound - Musiques Nouvelles 50 ans. 2012. Disponível em: <http://www.musiquesnouvelles.com/fr/Archives/2012-2013/ECO___TRY-OUT__03___Orchestral_Manoeuvre_in_the_Sound/600/>. Acesso em: 18 mar. 2018.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. Andma Shajarat al-Hayah tanmow fi al-Sahra Yahi, para piano preparado. Partitura 2015.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. Entrevista com Tatiana Catanzaro sobre forma musical. Produção Canal Jorge L Santos. Disponível em < https://youtu.be/QX7LFxt34SY >, 2016.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. MEMORIAL DESCRITIVO. Datilo. Brasília, 2018a.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. The Breath of Sound. The New Centennial Review, v. 18, n. 2, p. 1–13, 2018b.
PESSOA, Fernando. Poemas de Alberto Caeiro. 10ª ed. Lisboa: Ática, 1993.
POE, Edgar Allan . A Dream Within a Dream In: The Works of the Late Edgar Allan Poe, ed. R. W. Griswold. New York: J. S. Redfield, 1850.
ROSSETTI, Danilo; FERRAZ, Silvio. Forma musical como um processo: do isomorfismo ao heteromorfismo. Opus, 2016.
ROSSETTI, Danilo. O processo de geração da forma musical à luz da alagmática e da teoria da individuação de Simondon. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 27, Anais... Campinas, 2017, p. 1–9.
SANTOS, Jorge L de L. A textura musical na obra de Pierre Boulez. Dissertação (Mestrado em Música), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Jorge Luiz de Lima Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).