Domenico Scarlatti em Portugal: O Som Italiano no MM 58 da Universidade de Coimbra
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v11i0.55097Resumen
Para conhecer Domenico Scarlatti (1685-1757), a sua vida e a sua obra, é obrigatório segui-lo em Portugal. Todavia, para além de estudos pontuais, não existe uma avaliação rigorosa e completa do rasto português de Scarlatti. Do mesmo modo, falta a correcta avaliação e justificação da sua obra portuguesa: a que foi intencional e a que produziu e deixou ao cuidado e interesse dos seus amigos. Sem pretender eliminar a lacuna do conhecimento, este trabalho responde simplesmente a um desafio feito à sombra da celebração do tricentenário do nascimento de Carlos Seixas (1704-1742) e à luz dos manuscritos da Universidade de Coimbra: explicar a presença de uma sonata de Domenico Scarlatti, como nº 10 do índice de um volume com 30 Tocatas de Carlos Seixas.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2006-12-17
Número
Sección
Artículos
Licencia
Derechos de autor 2006 José Maria Pedrosa Cardoso
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
Domenico Scarlatti em Portugal: O Som Italiano no MM 58 da Universidade de Coimbra. (2006). Revista Música, 11, 45-62. https://doi.org/10.11606/rm.v11i0.55097