‘Acervo João Mohana’ do Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM)
algumas observações
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v18i1.144923Resumo
Este breve artigo apresenta algumas considerações sobre a pesquisa no ‘Acervo João Mohana’ do Arquivo Público do Estado do Maranhão, visando a auxiliar o trabalho de musicólogos, intérpretes e demais pesquisadores interessados em estuda-lo. Há uma revisão de literatura sobre trabalhos ligados a este “acervo”, sucedida de informações sobre seu contexto histórico e descrições sobre problemas recorrentes na pesquisa. Questões de prática editorial são discutidas em um trecho de ‘Rêve d’Amour’, do compositor maranhense Ignácio Cunha (1871-1955), com indicação de aprofundamento com base em Grier (1996) e Figueiredo (2017). Conclusões apontam para democratizar o acesso a trabalhos semelhantes e aproximar as subáreas de Musicologia e Performance Musical/Práticas Interpretativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Daniel Lemos Cerqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).