Elementos composicionais constitutivos de quatro peças de diferentes gêneros ao longo da obra de Dominguinhos
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.152213Palavras-chave:
forró, composição musical, acordeão, DominguinhosResumo
Intento de descrever a importância e a contribuição de Dominguinhos enquanto compositor da música brasileira. Sob uma abordagem técnico-musical, propõem levantar combinações entre elementos musicais presentes em sua execução por meio de transcrições e análises comparativas. Também visa elaborar um estudo sobre seu contexto sociocultural de atuação, sobretudo em sua formação musical. Pretende-se com os resultados obtidos contribuir para ressignificações de elementos estético-musicais que possam interessar estudantes de música com o anseio de compreender e aplicar o estilo de Dominguinhos em suas interpretações, composições, arranjos, análise e/ou improvisação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Paulo Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).