Recursos Analíticos e Metodológicos para a Apreciação de um Repertório Fon (África Ocidental) para Tambores
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v12i0.61770Resumo
O presente trabalho pretende apresentar os recursos analíticos que apoiaram a apreciação do repertório instrumental africano, reunido em pesquisa de campo realizada no Benim, África Ocidental, em 1984. Trata-se das seguintes peças: Solejebe, Wede, Gobahun. Estas peças compõem um corpus unitário que me parecia a priori em melhores condições de contribuir para pesquisas musicais nos termos de um possível critério de complexidade. Orientado pela necessidade crescente da pesquisa musical africana de discutir elementos que ultrapassem os limites da concepção rítmica básica de povos da África Ocidental, optei por realizar um estudo que aprofundasse o conhecimento de questões formais ligadas à prática desse repertório. Busquei, portanto,observar a totalidade de estruturas que caracterizam estas peças, definida a partir da execução espontânea a que tive acesso.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2007-12-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2007 Marcos Branda Lacerda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Recursos Analíticos e Metodológicos para a Apreciação de um Repertório Fon (África Ocidental) para Tambores. (2007). Revista Música, 12, 133-153. https://doi.org/10.11606/rm.v12i0.61770