Electra e Orestes: reconhecimento e espaço na tragédia grega

Autores/as

  • Márcia Cristina Lacerda Ribeiro Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2010.89933

Palabras clave:

Cenas de reconhecimento, Epaço, Tragédia grega, Electra

Resumen

Este texto objetiva, inicialmente, levantar alguns aspectos sobre o reconhecimento (anagnórisis) entre Electra e Orestes à luz da Poética de Aristóteles; num segundo momento, refletir sobre o espaço construído onde se passam tais cenas. A cena de reconhecimento entre Electra e Orestes é nos proporcionada pelos três trágicos cujas peças chegaram completas atés nós: Ésquilo (Coéforas), Sófocles (Electra) e a tragédia homônima de Eurípedes (Electra).

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Biografía del autor/a

  • Márcia Cristina Lacerda Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Mestranda em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, História e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Bolsita CNPq. Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Publicado

2010-12-09

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

RIBEIRO, Márcia Cristina Lacerda. Electra e Orestes: reconhecimento e espaço na tragédia grega. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 20, p. 251–276, 2010. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2010.89933. Disponível em: https://www.journals.usp.br/revmae/article/view/89933.. Acesso em: 18 may. 2024.