A questão do rendimento escolar: subsídios para uma nova reflexão

Autori

  • Marilene Proença R. de Souza
  • Adriana M. Machado
  • Cíntia C. Freller
  • Beatriz de Paula Souza
  • Denise Trento R. de Souza

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551989000200006

Parole chiave:

Fracasso Escolar, Rendimento Escolar, Aprendizagem, Psicologia Escolar, Carência Cultural, Criança-Problema

Abstract

Este artigo procura trazer algumas reflexões a respeito da questão do rendimento escolar, priorizando discutir afirmações que comumente circulam na escola pública sobre as causas das dificuldades de aprendizagem das crianças das classes populares. Por um lado, constatou-se que o mau desempenho escolar não pode, via regra, ser atribuído a características individuais e/ou familiares. Por outro lado, apontou a necessidade de se conhecer, mais de perto, como têm se desenvolvido as práticas e os processos dos diversos protagonistas (professores, pais, diretores, alunos, funcionários) envolvidos na produção escolar.

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Pubblicato

1989-12-01

Fascicolo

Sezione

Artigos