Escola Sem Partido e Ideologia de Gênero: reflexões sobre a educação e a luta pela construção de uma sociedade justa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v9p162-178

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Desigualdade, Sociedade, Política

Resumo

Este artigo é resultado do esforço coletivo para a conclusão de uma disciplina de Preparação Pedagógica para o Ensino Superior, cuja sugestão foi um debate focado no eixo Educação e Gênero. A partir desta proposta, pretendemos problematizar o discurso da Escola sem Partido, projeto de lei que se diz politicamente neutro, mas se mostra, pelo contrário, aderido ao combate da chamada ideologia de gênero, carregando valores de moral e religião bem específicos, característicos de uma visão conservadora e de perpetuação das desigualdades de gênero. Para a discussão, retomamos principalmente a concepção da educação enquanto prática emancipadora, tal qual abordada por Adorno e Paulo Freire, pois ambos supõem sujeitos ativos e questionadores, potencialmente transformadores da sociedade e, portanto, com potencial para a superação do sexismo e machismo. Como conclusão, reafirmamos a educação como lócus privilegiado e fundamental para que possamos avançar em tantas questões relativas à violência e discriminações estruturais entre homens e mulheres.

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Biografia do Autor

  • Neiza Cristina Santos Batista, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias

    Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, Londrina PR, Brasil; especialização em Gestão Pública pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, Apucarana, PR, Brasil; mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Atua como Analista em Desenvolvimento Humano e Social da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias que integra a Área de Transferência de Tecnologias, Salvador, Bahia, Brasil.

  • Lou Muniz Atem, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno Infantil

    Graduada em Psicologia Possui graduação em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil; especialista em Psicopatologia do Bebê pela Universidade Paris Nord 13 – Paris, França; doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e pesquisadora do Laboratório de Saúde Mental Coletiva da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Felipe de Almeida Kurosaki Gemelgo, Universidade de São Paulo.Programa Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades

    Mestrando em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP), no Programa Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades. Terapeuta Ocupacional graduado também pela USP, com período de intercâmbio (graduação sanduíche) na University of Limerick / Irlanda, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Tem interesse, principalmente, nos seguintes temas: saúde e sociedade; saúde mental e atenção psicossocial; estratégias para o enfrentamento de violências e opressões; diversidades; direitos sociais e humanos; formação de consciência política; e formação de recursos humanos em saúde, educação e assistência social.

     
  • Lucila de Jesus Mello Gonçalves, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Social

    Graduada em Psicologia e mestra em Saúde Pública e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil; especialização em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

  • Ligia Rufine Nolasco, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia. Departamento de Psicologia Clínica

    Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brasil, e em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil; mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e do Laboratório de Psicanálise e Sociedade da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Renato Otaviano do Rego, Universidade de São Paulo

    Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, Brasil; mestre pelo programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil;. doutorando no Programa de Pós-graduação em Clínica Cirúrgica Veterinária da Universidade de São Paulo., São Paulo, SP, Brasil.

     

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Publicado

2019-08-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Batista, N. C. S., Atem, L. M., Gemelgo, F. de A. K., Gonçalves, L. de J. M., Nolasco, L. R., & Rego, R. O. do. (2019). Escola Sem Partido e Ideologia de Gênero: reflexões sobre a educação e a luta pela construção de uma sociedade justa. Revista Gestão & Políticas Públicas, 9(1), 162-178. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v9p162-178