Dispositivo de moralização laica e sintoma social dominante (Um Estado da Educação Moral em Émile Durkheim)

Auteurs

  • Heloisa Rodrigues Fernandes Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI :

https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84812

Mots-clés :

Educação religiosa, Educação laica, Durkheim, Dispositivo pedagógico, Sintoma social, Dominação

Résumé

Defensores da educação laica e da educação religiosa têm marcado suas diferenças quanto à moralização infantil através dos efeitos que atribuem aos conteúdos da educação. O dispositivo de moralização laica do qual o discurso durkheimiano é sintoma permite formular a hipótese de que a relação entre os dois dispositivos pedagógicos pode ser de complementaridade e não de oposição.

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Biographie de l'auteur

  • Heloisa Rodrigues Fernandes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

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Publiée

1990-07-07

Numéro

Rubrique

Projeto de Pesquisa

Comment citer

Fernandes, H. R. (1990). Dispositivo de moralização laica e sintoma social dominante (Um Estado da Educação Moral em Émile Durkheim). Tempo Social, 2(2), 165-186. https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84812