Dispositivo de moralização laica e sintoma social dominante (Um Estado da Educação Moral em Émile Durkheim)
DOI:
https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84812Parole chiave:
Educação religiosa, Educação laica, Durkheim, Dispositivo pedagógico, Sintoma social, DominaçãoAbstract
Defensores da educação laica e da educação religiosa têm marcado suas diferenças quanto à moralização infantil através dos efeitos que atribuem aos conteúdos da educação. O dispositivo de moralização laica do qual o discurso durkheimiano é sintoma permite formular a hipótese de que a relação entre os dois dispositivos pedagógicos pode ser de complementaridade e não de oposição.
Downloads
La data di download non è ancora disponibile.
Dowloads
Pubblicato
1990-07-07
Fascicolo
Sezione
Projeto de Pesquisa
Licenza
Copyright (c) 1990 Tempo Social
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Come citare
Fernandes, H. R. (1990). Dispositivo de moralização laica e sintoma social dominante (Um Estado da Educação Moral em Émile Durkheim). Tempo Social, 2(2), 165-186. https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84812