Dispositivo de moralização laica e sintoma social dominante (Um Estado da Educação Moral em Émile Durkheim)

Autor/innen

  • Heloisa Rodrigues Fernandes Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84812

Schlagwörter:

Educação religiosa, Educação laica, Durkheim, Dispositivo pedagógico, Sintoma social, Dominação

Abstract

Defensores da educação laica e da educação religiosa têm marcado suas diferenças quanto à moralização infantil através dos efeitos que atribuem aos conteúdos da educação. O dispositivo de moralização laica do qual o discurso durkheimiano é sintoma permite formular a hipótese de que a relação entre os dois dispositivos pedagógicos pode ser de complementaridade e não de oposição.

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Autor/innen-Biografie

  • Heloisa Rodrigues Fernandes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Veröffentlicht

1990-07-07

Ausgabe

Rubrik

Projeto de Pesquisa

Zitationsvorschlag

Fernandes, H. R. (1990). Dispositivo de moralização laica e sintoma social dominante (Um Estado da Educação Moral em Émile Durkheim). Tempo Social, 2(2), 165-186. https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84812