Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa

Auteurs

  • Álvaro Antônio Caretta Universidade Federal de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p103-118

Mots-clés :

Ensino-aprendizagem, Língua portuguesa, Dialogismo, Interacionismo sociodiscursivo, Gêneros discursivos.

Résumé

Este artigo tem como objetivo demonstrar a contribuição dos projetos temáticos para o ensino dialógico-discursivo de língua portuguesa. Tendo em vista a teoria dialógica do discurso e o interacionismo sociodiscursivo, enfatizamos a importância do trabalho com os gêneros discursivos em diferentes eixos didáticos no ensino de língua portuguesa no ensino básico. Para isso, em consonância com as propostas apresentadas nos PCNs, observamos que a elaboração de projetos temáticos é uma estratégia eficiente e produtiva.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Álvaro Antônio Caretta, Universidade Federal de São Paulo
    Professor Adjunto de Língua Portuguesa, Faculdade de Letras - UNIFESP

Publiée

2016-07-06

Numéro

Rubrique

Artigos originais

Comment citer

CARETTA, Álvaro Antônio. Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa. Linha D’Água, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 103–118, 2016. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p103-118. Disponível em: https://www.journals.usp.br/linhadagua/article/view/111303.. Acesso em: 14 mai. 2024.