Mediação e medialização: o cartulário do colégio de hubant e a teoria do laço social

Autores/as

  • Eduardo Henrik Aubert École des Hautes Études en Sciences Sociales

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i165p151-191

Palabras clave:

Laço social, Imagem, Liturgia

Resumen

Este artigo consiste em uma exploração dos estatutos iluminados do Colégio de Hubant, ou Colégio de Ave Maria (ms. Paris, Archives Nationales, M.M. 406,15), escritos em
Paris, em 1346. Esse documento, momento forte do processo de fundação do colégio, é tomado como um estudo de caso que se presta a um exercício de conceitualização da
noção de laço social por meio da inter-relação entre mediação e medialização.

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Publicado

2011-12-30

Cómo citar

AUBERT, Eduardo Henrik. Mediação e medialização: o cartulário do colégio de hubant e a teoria do laço social. Revista de História, São Paulo, n. 165, p. 151–191, 2011. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i165p151-191. Disponível em: https://www.journals.usp.br/revhistoria/article/view/19214.. Acesso em: 25 may. 2024.