Mediação e medialização: o cartulário do colégio de hubant e a teoria do laço social

Auteurs

  • Eduardo Henrik Aubert École des Hautes Études en Sciences Sociales

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i165p151-191

Mots-clés :

Laço social, Imagem, Liturgia

Résumé

Este artigo consiste em uma exploração dos estatutos iluminados do Colégio de Hubant, ou Colégio de Ave Maria (ms. Paris, Archives Nationales, M.M. 406,15), escritos em
Paris, em 1346. Esse documento, momento forte do processo de fundação do colégio, é tomado como um estudo de caso que se presta a um exercício de conceitualização da
noção de laço social por meio da inter-relação entre mediação e medialização.

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Publiée

2011-12-30

Comment citer

AUBERT, Eduardo Henrik. Mediação e medialização: o cartulário do colégio de hubant e a teoria do laço social. Revista de História, São Paulo, n. 165, p. 151–191, 2011. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i165p151-191. Disponível em: https://www.journals.usp.br/revhistoria/article/view/19214.. Acesso em: 18 mai. 2024.